Saiba como é a estrutura de um e-commerce

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Aprenda a estruturar a sua loja virtual do zero

Como montar um ecommerce? Comece escolhendo a melhor plataforma de ecommerce, defina sua operação logística e os métodos de pagamento que irá aceitar na sua loja online. Cadastre os produtos, escolha os canais de relacionamento com seus clientes e defina uma política de vendas e pós-vendas.

E-commerce

Com o início da pandemia em 2020, muitas empresas tiveram que repensar sua maneira de trabalhar. As empresas que ainda não comercializavam seus produtos e serviços online tiveram que se digitalizar e encarar essa nova realidade.

Com isso, mais do que nunca vemos a cada dia o surgimento de novas lojas virtuais oferecendo os mais diversos produtos.

Por isso, se você ainda não vende online e tem esse desejo, mas não sabe por onde começar? Assista ao vídeo abaixo que ensina como montar um ecommerce do zero: 

Transcrição do vídeo sobre como montar um ecommerce

Neste conteúdo, vamos ensinar como você pode montar o seu ecommerce de um jeito rápido e fácil. Antes de tudo, você precisa determinar o que vai vender. Provavelmente se você está nesse vídeo, já sabe que deve ter tudo organizado, como fornecedores, planejamento, etc. Tudo isso precisa estar em ordem da mesma forma como se você estivesse montando a sua loja física. 

O planejamento é essencial para que tudo corra bem e sem surpresas, por isso é muito melhor organizar previamente toda a sua estrutura, as licenças e os contratos necessários e todas as etapas da sua operação. Antes de tudo, você precisa determinar se quer ter um marketplace ou uma loja virtual só sua. Existem grandes diferenças nesses dois modelos:

Marketplace

O marketplace já oferece uma boa parte da operação, como: layout, exposição do seu produto, forma de pagamento e forma de entrega. Mas ele vai reter uma porcentagem sobre cada venda da sua loja.

Loja virtual própria

Se você optar por uma loja virtual própria, também precisará investir. Você pode contratar alguém para criar um layout, estudar as melhores formas de entrega do seu produto e também as melhores formas de pagamento que atendam às suas necessidades.

Mas agora é o momento de montar um ecommerce?

Com a pandemia, as pessoas estão mais em casa, evitando as lojas físicas, então essa é uma maneira segura dos consumidores comprarem os seus produtos. Por isso, provavelmente o momento de você estruturar seu e-commerce já chegou.

Escolha entre marketplace ou montar um ecommerce próprio

Se você escolheu marketplace, existem muitas opções como Mercado Livre, Amazon, B2W, Netshoes, etc. A escolha depende do que você vende, por isso é legal pesquisar e entender o que melhor combina com a sua marca. 

Se você optar por ter seu próprio negócio, sua própria loja online, vamos aos próximos passos:

1 – Escolha a melhor plataforma de vendas online que você encontrar

Existe muita opção bacana por aí, com preços super acessíveis como a Shopfy,  Loja Integrada, Nuvem Shop, etc. Inclusive, na Nuvem Shop e na Loja Integrada, por exemplo, você consegue montar sua loja virtual em poucos minutos. Agora, se você quer uma operação um pouco mais completa e complexa, pode optar pela  Tray, Vtex e a Majento. Enfim você vai escolher a plataforma que melhor funciona para o seu negócio.

  •  Plataformas que possuem integração com RD Station

Se você já usa o RD Station Marketing, é super importante escolher uma plataforma que já possua integração com a nossa ferramenta. Assim você vai conseguir recuperar os clientes que abandonaram produtos no carrinho, por exemplo, ou criar fluxo de email, entre tantas outras ações. 

É importante ter essas informações em mãos justamente para determinar o que está funcionando ou não nas suas campanhas de marketing e agir o quanto antes. Aqui está uma lista com todas as plataformas de ecommerce que integram o RD Station.

  • Vantagens da integração com RD Station

Ter uma plataforma de ecommerce integrada ao RD Station é uma grande oportunidade e vantagem para o seu negócio. Por exemplo: você pode mandar um email assim que o cliente terminou a compra no seu site, parabenizá-la pela compra ou trazer novas ofertas  que tem a ver o produto comprado. 

Quando uma venda é cancelada, você pode trazer esse cliente de novo para o RD Station e nutri-lo com mais informações para ele virar uma nova oportunidade. Quando um boleto é gerado, você pode lembrar o seu cliente por e-mail.

Enfim, existem inúmeras possibilidades de uso para cada experiência do seu cliente em toda a sua jornada de compra. Quer uma dica? Fica de olho no RD Station Marketing! Lá você vai encontrar inúmeras oportunidades de turbinar ainda mais as suas vendas. Se quiser saber mais, clica no link que vai direto para central de ajuda ou fale direto com nosso suporte especializado.

2 – Logística, preparo e envio das vendas

Agora é necessário pensar em quem e como você vai receber, preparar, e enviar os seus pedidos. Chegou a hora de pensar na logística do seu ecommerce. Existem empresas especializadas em cuidar dessa parte do processo. 

Então, se você precisa de uma mega operação vai fundo, mas sabemos que em muitos casos isso pode ser resolvido com dois funcionários. Por exemplo: um responsável pelo recebimento e a preparação do pedido e outro pelo envio. Ou até mesmo um funcionário só, responsável por toda essa parte do processo. Depende muito do quanto e do que você vende.

3 – Formas de pagamento, tradicionais e E-Wallets

É necessário definir métodos de pagamento que sejam seguros tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo. É um ponto muito forte que você tem que pensar em na hora de estruturar o seu ecommerce. Lógico que o ideal seria poder oferecer ao seu cliente todas as formas de pagamento, ou seja, cartão de crédito, boleto, transferência.

Atualmente, o uso de intermediadores e carteiras digitais vem crescendo bastante nos últimos anos, eles têm se provado uma opção bastante segura. Um exemplo disso é que, só no primeiro trimestre do ano passado, o uso de serviços cresceu 65% aqui no Brasil.

Estamos falando de Paypal, Pagseguro, MercadoPago. Picpay, entre várias outras. Além da segurança nas transações, essas empresas normalmente oferecem para seus usuários um cashback.

4 – Atenção no cadastro de produtos

Você precisa investir tempo e dedicação na hora de cadastrar os seus produtos. Essa parte é determinante na hora de fechar uma venda. Isso porque quanto mais detalhes o seu produto tiver, além da descrição, maiores são as chances de você vender.

Divida seus produtos em categorias e subcategorias e, por favor, a descrição deles deve ser completa! Vamos lembrar que estamos em uma loja online e isso vai ajudar a experiência do seu usuário dentro da sua página a melhorar o SEO.

5 – Canais de relacionamento e suporte

É importante você definir os canais onde vai querer estar presente na hora de criar essa relação de segurança com seus clientes. Eu, por exemplo, quando eu vou comprar de uma loja que ainda não conheço, vou lá e olho o Instagram, procuro no Reclame Aqui e leio os comentários do Facebook. Tudo isso vai me dar o indicativo se eu posso ou não posso confiar nessa empresa, e principalmente tento entender como a empresa trata os seus clientes.

Nenhuma loja está livre de algum contratempo na hora de entregar um produto na casa do consumidor, mas um bom indicativo do caráter e da cultura da empresa é justamente entender como ela lida com seus problemas. Além das redes sociais, é importante prestar atenção nos outros canais de comunicação como: e-mail de contato e o SAC.

Ter tudo isso bem estruturado vai ajudar e a elevar a qualidade da sua marca e o atendimento dos seus clientes! 😉

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Dheyno Firmino

Designer Web , desenvolvedor dos projetos de sites e e-commerce, na Saoben Soluções em Web.

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