Por quê devo ir além das redes sociais?
Nos dias atuais é muito comum as pessoas utilizarem as redes sociais, né verdade? Não só para compartilhar os momentos de seu dia a dia, más também para o comércio digital, divulgando produtos ou serviços, muitas vezes de modo informal, nas principais redes sociais Facebook e Instagram. Porém o que muitos não sabem é que, mesmo utilizando esses meios de divulgação social é sempre bom ter uma presença digital mais profissional por meio de um Site. Mesmo que ter um site profissional seja motivo de dúvida que passa pela cabeça de muitos empresários especialmente profissionais liberais, essa dúvida muitas vezes é pela falta de informação ou conhecimento sobre essa poderosa ferramenta de comunicação, o site.
Investir em divulgação e marketing é o pulo do gato, porém é preciso um bom planejamento para utilizar as ferramentas corretas para o seu tipo de negócio. Ter um Site Profissional é um investimento importante que vale a pena para seu negócio, pois ajuda a fortalecer a credibilidade da sua empresa, serviços, marca e ainda pode atrair mais vendas para seu negócio.
Ter um site é essencial para que a sua empresa ganhe mais visibilidade na internet e conquiste, por consequência, um número maior de clientes. Ele funciona como uma vitrine para o seu negócio, reunindo todas as informações importantes para o seu público-alvo.
Além de aumentar a visibilidade da marca, ele também facilita o atendimento ao cliente. Afinal, quando ele entra em contato com a empresa já está mais certo do que quer ou até mesmo esclareceu suas principais dúvidas no próprio site.
Afinal, hoje é muito fácil se comunicar com os clientes pelas redes sociais e ser encontrado através do Google Meu Negócio, que há muitos anos substituiu as páginas amarelas, as famosas listas telefônicas.
Como? Confira no blog os motivos que separamos para ter um site profissional!
Saiba os 5 motivos para ter um site profissional
1. Ao contrário das redes sociais, um site não cai em desuso nunca.
Desde que a internet tem se popularizado em todo mundo em meados dos anos 2000, com o surgimento das redes sociais como o Orkut, os Sites já eram ferramentas que vieram muito antes das redes sociais. Lançada em 1995, a Classmates foi considerada a pioneira das redes sociais no mundo, entretanto, uma das mais conhecidas foi o Orkut, fazendo sucesso nos anos de 2000.
Vivemos hoje num mundo de imediatismo das coisas, contudo, as redes sociais estão em constantes mudanças, tudo muito rápido e conquistando pessoas com diversos perfis. As principais redes sociais são: Facebook; Instagram; Twitter ,dentre outras.
Más se
Bem, essa é a primeira grande vantagem de um site: isso não vai acontecer. A menos que você opte por esse caminho.
2. Sua empresa é encontrada nos buscadores
Imagine que você está fazendo o lançamento de um banco digital, mas, em meio a concorrência de empresas já conhecidas do ramo, poucas pessoas encontram a sua.
Ao contar com um site, isso pode mudar! A produção dele será o primeiro passo. Depois, indicamos que você invista em conteúdos de blog otimizados para SEO, crie uma conta no Google Search Console e acompanhe o número de acessos que seu site está recebendo.
Dentro dos blogs você pode adicionar banners enviando para um link de atendimento do WhatsApp ou para a própria página de contato do site.
Ao fazer isso, quando um potencial cliente pesquisar pelo seu segmento, encontrará o seu site. E você mesmo pode fazer esse teste! Digite, por exemplo, “empresas para criação de site” no Google.
3. Site profissional: você tem um canal oficial para falar com os clientes
É praticamente impossível prever como cada usuário vai se comportar na internet. No entanto, é preciso testar e verificar a forma como o seu público-alvo age.
Ou seja, algumas pessoas vão pesquisar por uma empresa primeiro nas redes sociais, enquanto outras vão direto para o Google.
Por isso, além de contar com esses dois canais, eles devem ter atualizações frequentes, para mostrar que seus negócios estão ativos. Ah, e claro, as redes sociais podem também apontar para o seu site.
Outro fator muito importante nesse tópico é o fato de que o cliente sempre terá como conversar com você. Afinal, nos últimos meses nós vimos as redes do Facebook, atual Meta, ficarem fora do ar por horas.
E claro, muitas empresas deixaram de se comunicar com os clientes.
O site vai ser sempre essa porta de entrada, acessível e disponível sempre que o cliente precisar.
Mas, se você não abre mão de contar com um link do WhatsApp, não se preocupe! É totalmente possível ter um botão dentro do site que envie o cliente para esse contato mais direto com você.
Porém, não demore para responder. Quando estamos nas redes, queremos uma resposta rápida e o seu cliente quer o mesmo!
4. Um site profissional também te ajuda a ganhar autoridade no mercado
Antes de seguirmos, é muito importante que você entenda que não estamos levantando uma bandeira vermelha contra as redes sociais, afinal, elas são muito importantes para estratégias de marketing.
Mas, pense conosco: se você tem um problema e está a ponto de decidir de qual empresa comprar a solução, mas só uma delas possui um site, em qual delas você deposita sua confiança?
Um site profissional é mais personalizável do que as redes sociais e oferece mais possibilidades para promover seu produto, como a produção de páginas específicas sobre ele, como você faz a entrega da compra, depoimentos de clientes que já compraram com você e muito mais.
Além disso, ao colocar nossa dica em prática sobre a produção de conteúdo, você vai mostrar que tem domínio sobre o assunto e capacidade técnica para resolver os problemas do cliente.
5. Expandir seu negócio e fazer mais vendas
Dificilmente um empresário não vai ter o desejo de expandir um negócio. E você sendo essa pessoa, sabe muito bem do que estamos falando!
Um site profissional também te ajuda nesse processo. Afinal, com uma estratégia bem estruturada de marketing digital, a engrenagem por trás vai girar de forma natural.
Ou seja, você vai atrair mais visitantes, que serão convertidos em leads, alguns passarão a ser oportunidades reais de venda e outros irão concretizar uma compra.
Assim, o site ajuda a entender esse caminho, facilitando no processo da jornada de compra.
Conclusão
Como falamos no início, ter um site profissional oferece apenas vantagens para a sua empresa!
Afinal, você estará inserido em buscadores, seu trabalho será facilmente encontrado por potenciais clientes e suas oportunidades de vendas aumentarão.
Mas, fique atento: apenas construir um site e esperar que isso aconteça, não vai gerar resultados para a sua empresa. É preciso amarrar diversas estratégias de marketing nessas ações.
No entanto, o primeiro passo é começar! E se você chegou até aqui, é sinal de que está pronto para construir o seu site e alcançar mais pessoas.